Correio Popular Notícia



CÂMARA
Zona rural é tema de audiência pública

Data da notícia: 2017-04-27 10:26:55
Foto: Paulo Baltazar
Os moradores parabenizaram os vereadores pela realização da audiência e fizeram reivindicações

(Da Redação) A audiência pública (AP) sobre planejamento para manutenção do setor rural, infraestrutura das estradas vicinais, pontes e bueiros dos setores Riachuelo, Gleba G, Itapirema e Setor das 200 aconteceu na manhã de ontem (26), no auditório da Câmara Municipal de Ji-Paraná. O evento foi uma iniciativa dos 17 vereadores.

“A finalidade desta audiência é promover o apoio desta Casa de Leis à nobre iniciativa, pois é uma questão que vem prejudicando os moradores e produtores rurais, devido às péssimas condições das pontes e bueiros desses setores”, afirmaram os vereadores.

O presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), Affonso Cândido (DEM) fez a abertura do evento e comentou sobre a importância da audiência. “Todos os vereadores têm feito requerimentos para atender as reivindicações dos produtores e visitado a zona rural, visando escutar as demandas e buscar melhorias”, ressaltou.

Em seguida, a vereadora Claudia de Jesus (PT) conduziu os trabalhos e disse que o objetivo principal do evento é escutar os moradores e definir algumas ações. Ela sugeriu que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) tenha uma equipe destinada apenas para atender a área rural.

Logo após, os moradores parabenizaram os vereadores pela realização da audiência e falaram sobre suas reivindicações: que a Semosp tenha uma equipe específica para atender a zona rural; melhorias nos bueiros e pontes; estradas e linhas em condições de trafegabilidade para o escoamento da produção; melhoria no asfalto na Itapirema; patrolamento; recuperações das estradas antes do período chuvoso; os produtores se dispuseram fazer parceria com a administração municipal para colaborar com os serviços; que o governo do estado realize melhorias nos travessões; pavimentação no Setor 200; entre outras.

Lorenil Gomes (PTB) falou que o evento é uma iniciativa dos 17 vereadores, que se preocupam com a área rural. O vereador afirmou que existe uma lei que permite que as máquinas entrem nas propriedades, pediu que a equipe do DER atenda todos os vereadores da mesma forma e que os vereadores precisam conseguir com deputados recursos para as bocas de ala.

Jhony Paixão (PRB) garantiu que os vereadores têm um olhar diferenciado para a zona rural, buscando sempre melhorias, e que a seu pedido o deputado Lindomar Garçom disponibilizou recursos para a compra de um trator para associação. O vereador Obadias Ferreira (DEM) se colocou à disposição para ajudar os produtores.

Ademilson Procópio (PTB) comentou que conversou com o diretor do DER, Ezequiel Neiva sobre o convênio Fitha, que atende as estradas da zona rural. Segundo o vereador, o diretor garantiu que vai fazer o possível para liberar mais rápido os recursos. “O deputado Laerte Gomes, atendendo ao meu pedido, disponibilizou R$ 80 mil para substituir pontes pequenas por bueiros armco”, informou.

O gerente regional da Emater/RO, Antônio de Assis, parabenizou todos pela iniciativa, os agricultores que estão lutando pelos seus direitos e disse que a falta de qualidade nas estradas prejudica os produtores.

Representando os produtores rurais, Eder Biazati ressaltou mais uma vez os problemas da área rural como, por exemplo, entupimentos dos bueiros, barrancos, pontes e bueiros precários e a falta de cronograma para os serviços.

O secretário regional de Governo, Romildo Pereira comentou sobre as estradas que são de responsabilidade do estado e que a determinação do governo é que o DER faça suas estradas e depois contribua com o município. Pereira disse que vai levar todas as reivindicações para a direção do DER.

O diretor do DER em Ji-Paraná, Sebastião Proença, comentar sobre as reivindicações, respondeu perguntas e passou o cronograma do DER para as recuperações das estradas e travessões.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Milton Félix falou que a administração pública trabalha em prol da população e que o processo do Fitha está pronto.

Segundo ele, a Semosp não vai contratar empreiteira e trabalhará com a administração direta, que está se esforçando para liberar o projeto de manutenção de máquinas, que os trabalhos na área rural estão sendo feitos na sexta-feira e sábado, e destacou a importância das associações que levam o planejamento e firmam parcerias.

O evento contou com a presença dos vereadores Du Galdino (PSDB), Joaquim Teixeira (PMDB) e Silvia Cristina (PDT).

Fonte: Decom






Noticia vista 161 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.